O Procedimento Para Troca de Disjuntores Antigos por Novos

O Procedimento Para Troca de Disjuntores Antigos por Novos - por RJ eletric


Com certeza você já sofreu pelo menos uma vez uma queda repentina de energia em casa, ou notou que os seus disjuntores desarmam frequentemente. Isso pode indicar que seus disjuntores precisam ser trocados com novos mais modernos. 

Ultimamente é cada vez mais comum a troca de disjuntores se tornar uma questão funcional e não apenas de segurança. O objetivo deste artigo é mostrar qual a importância deste funcionamento.

Disjuntores: O Que São?

Os disjuntores são dispositivos de proteção instalados no quadro de energia (conhecido também como quadro de distribuição). Eles têm a função de interromper automaticamente o fornecimento de energia quando há sobrecarga ou curto-circuito em algum ponto da instalação elétrica. Isso evita acidentes, como incêndios e choques elétricos.

Com o tempo, esses dispositivos podem se desgastar, principalmente em instalações antigas que não foram projetadas para suportar a quantidade de aparelhos que usamos hoje, como micro-ondas, ar-condicionado, chuveiros elétricos potentes, entre outros.

Por que atualizar disjuntores antigos?

Os disjuntores antigos podem não funcionar corretamente, e o mesmo se pode dizer sobre os novos modelos. Eles podem desligar sem a energia excedente presente ou simplesmente falhar em situações de risco. Além disso, modelos novos são mais seguros e se adequam às normas técnicas atuais, assim como os diversos dispositivos modernos.

Quem irá suprir essa mão de obra serão profissionais da área elétrica, visto que é necessário conhecimento especializado:

Análise da instalação elétrica:

Primeiro o eletricista fará uma checagem no quadro de distribuição para verificar se a fiação juntamente com os disjuntores estão em bom estado. Torna-se necessário também verificar se as máquinas eletrodomésticas da residência estarão conectadas compatíveis com a carga elétrica.

Desligamento da energia:

Parar qualquer energia na casa se torna essencial e lógico ao exercitar essas funções. Portanto isso deve ser feito antes do circulação dos componentes energéticos.

Remoção dos disjuntores antigos:

Os disjuntores antigos são cuidadosamente retirados do quadro. Em muitos casos, os modelos antigos são do tipo fusível ou têm encaixes incompatíveis com os padrões atuais.

Instalação dos novos disjuntores:

Novos disjuntores são instalados baseados na demanda de cada circuito (chuveiro, iluminação, tomadas, etc.). O eletricista pode até reorganizar o painel para otimizar o balanceamento de carga.

Testes finais:

Após instalar tudo no lugar, ele liga a energia do sistema e percorre cada um dos subcircuitos verificando se tudo está funcionando como esperado, garantindo que tudo está em ordem e seguro.

Observações finais:

Substituir disjuntores antigos por novos é fundamental para qualquer residência ou negócio para garantir a segurança e o bom funcionamento de uma instalação elétrica. 

Se você tem notado instabilidades com quedas de energia, ou em pouco tempo você encontrará disjuntores aparentemente desligando de forma arbitrária, visite seu eletricista de confiança para uma avaliação. Prevenir sempre foi mais barato do que ter que lidar com danos causados por uma falha elétrica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Funciona a Instalação de Ventiladores de Teto nos Apartamentos em Belford Roxo

Dicas de segurança elétrica em casa

Quando é a Hora de Chamar um Eletricista Profissional