Riscos de Fazer Gambiarras Elétricas – Respondendo Dúvidas para Moradores de Nilópolis

Riscos de Fazer Gambiarras Elétricas – Respondendo Dúvidas para Moradores de Nilópolis


Em Nilópolis, assim como em várias outras cidades, você já deve ter visto gente tentando consertar a fiação da casa de um jeito meio improvisado, a famosa “gambiarra”. 

Tem quem ache que colar um fita isolante no fio quebrado ou usar um benjamim com mil tomadas a menos de dois centavos é só mais um jeito de economizar tempo e dinheiro. Só que, por trás da aparente rapidez, vem um monte de problemas. 

No fim das contas, a tomada quebrada vira um risco de incêndio e o fio desencapado, um convite para um choque. No texto de hoje, a gente fala das armadilhas que essas gambiarras escondem e como você, que mora aqui em Nilópolis, pode manter a casa e a sua família a salvo.

Eu trouxe essa dica porque vejo que muitas pessoas não tem ideia do que é gambiarra e com anos de trabalho como eletricista em Nilópolis, percebi que muitos faziam gambiarras bizarras. 

Mas, afinal, o que é uma gambiarra elétrica?

Para entender, basta lembrar que qualquer jeito de consertar apertado, improvisado e sem a assinatura de um eletricista de verdade é gambiarra. 

Coisa como usar um fio de extensão que não segura a carga, aplicar fita isolante num cabo enferrujado como se fosse band-aid ou ainda puxar um fio de um cômodo para outro só porque é mais perto. Tudo isso é gambiarra e, mesmo que o problema pareça resolvido por um tempo, a conta pode ser bem mais cara.

Riscos de curto-circuito e incêndio

O maior problema das gambiarras elétricas é o curto-circuito. Quando a parte elétrica é improvisada, os fios carregam mais do que podem, e o calor aumenta. 

Se o calor passar do limite, pode pegar fogo, e o fogo, de repente, já está na parede do vizinho, colocando todo mundo em perigo. Aqui em Nilópolis, a rotina corrida pode deixar a gente distraído, mas um deslize rápido pode acabar em tragédia.

Choques elétricos e ferimentos sérios

Outro risco que rola bastante é o choque elétrico. Isso acontece quando um fio solto ou mal protegido toca um lugar que conduz eletricidade, como uma torneira ou um cano de água. A descarga pode queimar a pele e, em casos piores, pode matar. Quem tenta consertar as coisas em casa, sem entender bem, tem uma chance maior de se ferir.

Sobrecarga na rede elétrica

Se você faz algumas gambiarras na rede elétrica da sua casa, tem que ficar esperto com a sobrecarga. Alterar a instalação sem seguir as regras de segurança pode fazer com que o circuito pegue muita carga de uma vez, gerando quedas de luz toda hora e quebrando os aparelhos eletrônicos. 

Isso porque a fiação original foi planejada para aguentar uma quantidade específica de energia. Quando você muda alguma coisa, compromete toda a segurança do sistema.

Como evitar os riscos das gambiarras?

Para fugir do problema das gambiarras, a solução é simples: chame sempre um eletricista profissional para consertar ou instalar qualquer parte da elétrica da casa. O cara é treinado, sabe como os circuitos devem funcionar e evita curto-circuitos e sobrecargas.

Outra dica é fazer uma checagem na rede elétrica de tempos em tempos. Olhe os fios se estão descascando, veja as tomadas e veja se os disjuntores precisam de substituição. Cuidar da elétrica da sua casa é o jeito mais seguro de proteger todo mundo que mora lá.

Conclusão

Fazer gambiarra elétrica pode parecer uma forma rápida e barata de resolver o problema, mas o risco que vem junto é bem maior que qualquer economia que você consiga agora. 

Choque, fogo e a rede elétrica sobrecarregando são só alguns dos problemas que podem colocar você e sua casa em perigo. O povo de Nilópolis, e qualquer outro lugar, precisa colocar a segurança em primeiro lugar. 

Se a fiação não tá boa, chame sempre um eletricista certificado para consertar e deixar tudo funcionando direitinho e de forma segura.

Lembre-se: na hora de lidar com eletricidade, é sempre melhor prevenir. Não arrisque a sua vida, nem a vida de quem você gosta.

Deseja fazer um orçamento?

Falar comigo agora é fácil! Basta entrar em contato conosco por telefone ou email:

Email: contato@eletricistanoriodejaneiro.com.br

Ou, se preferir, você pode visitar nossa página oficial para mais informações sobre nossos serviços.

Conheça nossas outras redes

Visite o nosso canal no Youtube





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Funciona a Instalação de Ventiladores de Teto nos Apartamentos em Belford Roxo

Instalação de Padrão de Entrada de Energia: O Que Diz a Light e a Prefeitura para Moradores de Nova Iguaçu?

Como Saber se Sua Instalação Está Preparada Para Aparelhos de Alta Potência? Principalmente para Moradores de Botafogo